CARBONO MUSICAL 2: Padre Zezinho - O Filho do Carpinteiro (1976)

sexta-feira, 30 de março de 2018

Padre Zezinho - O Filho do Carpinteiro (1976)

Lado A
1. "O Libertador" 2:45
2. "Prelúdio Falado" 4:14
3. "Salmo Jovem" 4:32
4. "Confito" 4:44
5. "Tempo de Ser Esperança" 3:53

Lado B
# Título Duração
1. "O Segredo (O Teu Segredo, Maria)" 2:41
2. "Kerigma" 3:51
3. "Historinha" 3:32
4. "Juventude Agora" 3:18
5. "O Filho do Carpinteiro" 4:30

"O Filho do Carpinteiro é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Originalmente lançado em 1978, é um disco raro na carreira do Padre Zezinho, pois é o primeiro de dois álbuns de estúdio a não ser gravado sob o selo da gravadora Paulinas Comep (ainda há um compacto lançado pela Sono Viso).

Neste disco, o Padre Zezinho coloca a história de Jesus em sincronia com outras mensagens igualmente bem compostas. Na primeira música, "O Libertador", ele nos mostra um pouco de sua experiência com jesus e como deve ser nossa experiência com Ele. Na segunda, "Prelúdio Falado" (no cd, a nona faixa), o Padre Zezinho faz um panorama mundial sobre como a Terra se comporta em relação a Deus. Na quinta "Tempo de Ser Esperança", ele faz um apelo à humanidade para que se tornando cada vez mais consciente, se ache na conturbada confusão dos que admiram mais a matéria do que a Deus. A quinta, "Segredo", antes conhecida como "O Teu Segredo, Maria", ganha uma regravação mais do que merecida na mensagem que falava da personalidade da mãe de Deus.

As terceira (no cd a segunda), sétima, oitava e nona faixas ressaltam a importância da vocação dos jovens, seja para o sacerdócio, para a religião, para o servir a Deus etc. A última, "faixa título", a exemplo de "Um Certo Galileu", conta a história do começo da missão de Jesus até sua morte em versos rápidos.
Curiosidades
Este é o primeiro de dois discos do Padre Zezinho lançado pela Sono-Viso e não pela Paulinas-Comep, gravadora-padrão e oficial de Pe. Zezinho. O disco teve seus direitos comprados pela COMEP assim que a Sono-Viso uniu-se a editora, já Vozes. Aparentemente o disco vendeu bem.
Uma curiosidade é que a maior parte das faixas desse disco teve suas gravações realizadas em Madrid, na Espanha.
Ocorre uma mudança na estrutura de LP para CD: A música "Salmo Jovem" (nona faixa do LP) figura no CD como a segunda trocando de lugar com "Prelúdio Falado" (segunda faixa do LP).

Lista de Faixas
Fita Cassete e Lp
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
# Título Duração
1. "O Libertador" 2:45
2. "Prelúdio Falado" 4:14
3. "Salmo Jovem" 4:32
4. "Confito" 4:44
5. "Tempo de Ser Esperança" 3:53
Duração total:
19:28
Lado B
# Título Duração
1. "O Segredo (O Teu Segredo, Maria)" 2:41
2. "Kerigma" 3:51
3. "Historinha" 3:32
4. "Juventude Agora" 3:18
5. "O Filho do Carpinteiro" 4:30
Duração total:
16:12
CD
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lista de faixas
# Título Duração
1. "O Libertador" 2:45
2. "Salmo Jovem" 4:32
3. "Confito" 4:44
4. "Tempo de Ser Esperança" 3:53
5. "Segredo (O Teu Segredo, Maria)" 2:41
6. "Kerigma" 3:51
7. "Historinha" 3:32
8. "Juventude Agora" 3:18
9. "Prelúdio Falado" 4:14
10. "O Filho do Carpinteiro" 4:30
Duração total:
36:40

Crítica: Ótimo disco, que segue o mesmo estilo de Histórias que eu conto e canto e Um certo Galileu, focando nos problemas da juventude, enquanto Não deixes que eu me canse focou nos problemas sociais. As semelhanças são notadas em algumas faixas: O Filho do Carpinteiro e O Libertador remete a Um certo Galileu; Historinha remete a Amar como Jesus amou; Conflito é uma consequência de Mini Sermão; Juventude agora remete a É muito jovem minha oração; Teu segredo Maria remete a Maria de Nazaré; Kerigma e Salmo jovem remetem às canções jovens de Histórias que eu conto e canto e Alô meu Deus.
Erroneamente se achou que esse disco foi lançado em 1976, mas, tudo indica que foi gravado em 1978, pois foi gravado na Espanha pela mesma equipe de Não deixes que eu me canse, o que não deixa dúvidas, pois, em 1978 Padre Zezinho se autoexilou por uns meses na Europa, ocasião em que gravou alguns discos lançados em versões em português, espanhol e italiano.

O álbum foi relançado pela COMEP em 2000 dentro da série Rubi, com uma gravura de Jesus no lugar da foto da capa, que aludia ao “filho do carpinteiro” caminhando em uma praia. Ocorre uma mudança na estrutura de LP para CD: A música "Salmo Jovem" (nona faixa do LP) figura no CD como a segunda trocando de lugar com "Prelúdio Falado" (segunda faixa do LP). Na verdade essa alteração foi boa, pois no lp o “Prelúdio “(Prelúdio é aquilo que vem antes) parecia deslocado, e pior, quebrava o ritmo iniciado pela primeira faixa. No cd isso foi melhorado, pois o Prelúdio preludiou a faixa-título, que inicia-se com uma conversa. Assim, os estilos se combinaram e o prelúdio interrompe a sequência das faixas para deixar “O Filho do Carpinteiro” fechar o álbum com ainda mais jeito de grã-finale. Talvez no lp essa deveria ter sido a disposição mesmo das faixas, mas, na hora da montagem, por algum motivo colocaram o prelúdio no lugar errado..
Código de lançamento:
Sono Viso: SV 0059"
COMEP: 11628-9.

3 comentários:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"