CARBONO MUSICAL 2: Padre Zezinho - Um Certo Galileu 1 (1975)

quinta-feira, 29 de março de 2018

Padre Zezinho - Um Certo Galileu 1 (1975)

Lado A
1. "Um Certo Galileu" 4:35
2. "Mini Sermão" 3:39
3. "Cantiga por Francisco" 3:16
4. "O Filho Pródigo" 3:58
5. "Cantiga por um Ateu" 3:24

Lado B
# Título Duração
1. "História de Maria" 6:11
2. "Utopia" 4:10
3. "Alô, Meu Deus" 2:39
4. "É Muito Jovem Minha Oração" 2:42
5. "Em Sintonia" 3:17

"Um certo Galileu 1 é um álbum de estúdio do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. É um dos mais conhecidos LPs do Padre Zezinho, scj.

Neste disco foram lançados originalmente dois dos clássicos mais conhecidos do Pe. Zezinho, scj: "Um certo Galileu" e "Utopia".

A quinta faixa, "Cantiga por um Ateu", causou um rebuliço em relação ao preconceito com os ateus na ápoca. A nona faixa, "É Muito Jovem Minha Oração", faz uma oração pelos jovens para que eles, encontrando sua paz interior, se reconheçam, cristãos.

A faixa-título mostra a vida de Jesus, histórica e religiosamente. É a melhor música para falar de Jesus em aspecos histórico e ao mesmo tempo religiosos. Também enfoca outros santos como São Francisco ("cantiga por Francisco") e uma experiência que vinha se repetindo no Brasil à época em certos jovens abandonarem a Igreja que culminou nas canções "Mini Sermão", "O Filho Pródigo", "Alô, Meu Deus" e "Em Sintonia". 
Curiosidades
Somente atrás do clássico "Sol Nascente, Sol Poente", pela canção "Oração pela Família", hoje é o segundo disco mais vendido de sua carreira nos formatos LP e CD. Por causa da vendagem alta, em 1990, Pe. Zezinho ganhou um disco de ouro pelo álbum.
Lista de Faixas LP, Cassete e CD.

Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
# Título Duração
1. "Um Certo Galileu" 4:35
2. "Mini Sermão" 3:39
3. "Cantiga por Francisco" 3:16
4. "O Filho Pródigo" 3:58
5. "Cantiga por um Ateu" 3:24
Duração total:
18:12
Lado B
# Título Duração
1. "História de Maria" 6:11
2. "Utopia" 4:10
3. "Alô, Meu Deus" 2:39
4. "É Muito Jovem Minha Oração" 2:42
5. "Em Sintonia" 3:17
Duração total:
18:19
Tempo Total:
38’31

Crítica: Um disco excelente! Fenômeno de vendas, foi o primeiro grande recordista da discografia do Padre Zezinho. Todas as canções são ótimas. Um certo Galileu, Cantiga por um ateu, Utopia e Em Sintonia são lembradas e cantadas até hoje. Utopia já em 1975 denunciava a crise pela qual a Família passava e passaria. A aprovação do Divórcio civil parecia ser um caminho para o relativismo e nisso o padre acertou! História de Maria segue o mesmo estilo, mas é uma canção um pouco cansativa, devido à sua extensão. Mini-Sermão é uma deliciosa canção para pregadores. O Filho Pródigo é muito boa, atualíssima, mas pouco lembrada.

Um certo galileu é uma das canções mais conhecidas e cantadas do Padre Zezinho. O seu único senão é que ela, aparentemente “deixa Cristo no sepulcro”. Em 2010 Padre Zezinho apresentou e gravou a versão estendida com uma estrofe sobre a ressurreição e glória de Jesus. Curiosamente a versão italiana da canção já possuía uma estrofe alternativa (mas bem diferente da estrofe brasileira de 2010) sobre a ressurreição de Jesus, que não fora gravada, mas constava como alternativa litúrgica na partitura. Isto porque a canção na sua forma tradicional quer fazer refletir sobre o sacrifício do jovem Galileu em si, por isso ela não contém alusão à ressurreição, mas fica subentendida para quem conhece a história de Jesus!

Seja como for Padre Zezinho compõe e gravou outra canção que perpassa toda a história de Jesus: Eu te digo que te amo, no álbum Sem ódio e sem medo, de 1989.

Ainda: Em 1981 Padre Zezinho lançou “Um certo Galileu 2’, um álbum bem diferente do volume 1, mais voltado à crítica social, muito em voga na década de 1980 e algo tipicamente dehoniano. A partir de então as novas edições de Um certo Galileu passaram a trazer um grande “1” na capa, para diferenciar bem os dois volumes, já que usam a mesma foto na capa. Um certo Galileu 1 foi também um dos primeiros álbuns relançados em cd, já em 1996 após a COMEP parar a produção de lp’s. A maioria dos antigos álbuns do Padre Zezinho relançados o foram só na década de 2000. Por esse pioneirismo, Um certo Galileu 1 foi também dos primeiros a ter a moderníssima Faixa Interativa com as partituras e letras das músicas. A interface e o sistema operacional dessa faixa interativa é bem diferente do atualmente usado pela COMEP, mas continua sendo usado nas novas tiragens do cd".

FONTE DA PESQUISA:

4 comentários:

  1. https://mega.nz/#!wNskESCS!o6YR8qqX35c3Hzvctd9YuKT3yZlccUxvqoQppGDAZDc

    ResponderExcluir
  2. Ai francisco Pe Zezinho, sem duvida o melhor, uma pena que sua obra no final dos anos 60 e no ano 70, são se encontra mais, você consegue postar essas reliquias:,principalmentes aqueles gravados em espanhol

    ResponderExcluir
  3. jose mauricio - MACEIO AL. Professor o Sr. foi demais ao postar, essas reliquias do PE. ZEZINHO. parabens. abracao.

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"