CARBONO MUSICAL 2: Padre Zezinho - Verdades (1976)

sexta-feira, 30 de março de 2018

Padre Zezinho - Verdades (1976)

Ficha técnica
Coordenação Artística e Técnica: J. Martins
Direção de Estúdio: Eni Makanory
Arranjos e Regência: Wlson Mauro / EDuardo Assad
Solo: Pe. Zezinho, scj
Coral: Grupo Edypaul
Assessor Técnico: H. Ohara
Capa: Irmã B. Breda, fsp
Direção Geral: C. Nogueira, fsp
Gravação e Mixagem: Estúdio das Edições Paulinas - Discos
EPD - 0368
CD 11841-9
k7 375
Stereo - compatível Mono

Lado A
1. "O Deus Em Quem Espero" 2:53
2. "Verdades" 4:46
3. "Brincadeiras" 3:16
4. "Cantiga de Saudade" 3:16
5. "Cantiga de Paz na Terra" 3:17
6. "O Discípulo" 3:37

Lado B
1. "Cantiga por Um Casal Fiel" 3:16
2. "Cantiga Triste de Pastoreio" 5:27
3. "As Pedras" 4:34
4. "Os Dois Caminhos" 3:05
5. "Elegia a Um Burguês" 4:23

"Verdades é um álbum de estúdio do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Neste disco foi lançado originalmente um dos clássicos mais conhecidos do Pe. Zezinho, scj: "Cantiga de Paz na Terra".

A segunda faixa, faixa-título, causou um rebuliço nas igrejas em relação ao preconceito com os pobres na ápoca e ainda hoje se pode ver os exemplos bem claros de preconceito. A quinta faixa, "Cantiga de Paz na Terra", faz uma oração a Deus pela paz e faz um apelo por aqueles que não têm por quem olhe por eles como os infelizes, pobres e inconsoláveis para que se abrindo a Deus, achem a felicidade que só hão de encontrar Nele.

O LP também enfoca outros aspectos como ciência x religião ("Brincadeiras") e uma experiência que vinha se ampliando no Brasil de muitas pessoas não buscarem mais a Deus, o que resultou a música "Cantiga de Saudade".

Crítica: Apesar de algumas canções animadas-como a ótima faixa inicial “O Deus em quem espero”, que remete à musicalidade judaica-, Verdades é um álbum tenso e melancólico, que remete à falta de liberdade na época da ditadura militar no Brasil e também à temática do “Pobre” que tomaria força junto com a Teologia da Libertação. Daqui para frente os temas da justiça social, próprios do carisma dehoniano ao qual Padre Zezinho pertence, e muito enfocado pela Teologia da Libertação, será muito frequente na Discografia do Padre Zezinho, principalmente entre os álbuns da década de 1980.

Dentro disto deve ser ouvido “Verdades”, para não dar a impressão de verdadeira melancolia. A melancolia presente no álbum é na verdade esperança por dias melhores".

FONTE DA PESQUISA: 

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"