CARBONO MUSICAL 2: Tim Maia - Millenium (1998) - A Festa do Santo Reis (Homenagem ao 'Dia de Reis' - 06/1)

domingo, 6 de janeiro de 2019

Tim Maia - Millenium (1998) - A Festa do Santo Reis (Homenagem ao 'Dia de Reis' - 06/1)

Tim Maia - Millennium - 20 Músicas Do Século XX
Rótulo: Poligrama - 538 221-2
Series: Milênio (4)
Formato: CD , Compilação
País: Brasil
Liberado: 1998
Gênero: Latina , Funk / Soul
Estilo: Bossanova , MPB.


Neste CD da Série Millenium - 20 Músicas Do Século XX, o cantor-compositor Tim Maia presta uma homenagem ao 'Dia de Reis' com a música "A Festa do Santo Reis", que tanto sucesso fez no Brasil de norte a sul. Neste CD também foram gravados os maiores sucessos de Tim Maia.

Biografia & Dados Artísticos
Tim Maia (Cantor. Compositor)
Sebastião Rodrigues Maia
28/9/1942 Rio de Janeiro, RJ
15/3/1998 Niterói, RJ

Iniciou sua carreira artística aos 14 anos de idade, integrando, como baterista, o grupo Os Tijucanos do Ritmo, com o qual atuou durante um ano. Em seguida, começou a estudar violão e formou, em 1957, com Roberto e Erasmo Carlos, o grupo Os Sputniks. 

Em 1959, viajou para os Estados Unidos, onde permaneceu durante quatro anos. Estudou inglês e integrou, como vocalista, o conjunto The Ideals. 

Em 1968, gravou seu primeiro disco, um compacto simples contendo suas composições "Meu país" e "Sentimento".

No ano seguinte, destacou-se no cenário artístico com a gravação de "These are the songs", lançada em compacto simples que registrou também a canção "What you want to bet", ambas de sua autoria.

Em 1970, foi convidado para gravar, em dueto com Elis Regina, a faixa "These are the songs", registrada pela cantora no LP "Em pleno verão". Ainda nesse ano, lançou seu primeiro LP "Tim Maia" (Polydor), com destaque para sua composição "Azul da cor do mar", além de "Coroné Antonio Bento" (Luis Wanderley e João do Vale) e "Primavera" (Cassiano). O disco esteve durante 24 semanas nas paradas de sucesso cariocas.
Em 1971, gravou mais um LP contendo canções próprias como "Não quero dinheiro (Só quero amar)" e de outros autores como Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle ("Preciso aprender a ser só"). No ano seguinte, lançou novo LP, registrando "These are the songs" e outras canções de sua autoria como "Idade" e "My little girl".

Em 1973, gravou mais um LP intitulado "Tim Maia", contendo "Réu confesso", de sua autoria, e "Gostava tanto de você", de Édson Trindade, entre outras. Ainda na década de 70, fundou seu próprio selo, inicialmente Seroma e, mais tarde, Vitória Régia Discos.

Em 1975, converteu-se à seita Universo em Desencanto, fato que inspirou o lançamento independente (Seroma) dos dois volumes "Tim Maia Racional".

No ano seguinte, gravou o LP "Tim Maia", contendo sua canção "Dance enquanto é tempo" (c/ Paulo Ricardo) e outras.

Ainda nos anos 1970, lançou mais dois LPs intitulados "Tim Maia", em 1977 e 1978, pela Som Livre, o LP "Tim Maia Disco Club" (1978, Atlantic/Warner), contendo suas canções "Acenda o farol" e "Sossego", e o LP "Reencontro" (1979, EMI-Odeon), com destaque para "Canção para Cristina", de Tibério Gaspar.

Nos anos 1980, lançou os LPs "Tim Maia" (1980, Polydor), "Nuvens" (1982, independente), "O descobridor dos sete mares" (1983, PolyGram), com destaque para a faixa-título (Gilson Mendonça e Michel) e "Me dê motivo" (Paulo Massadas e Michael Sullivan), os LPs "Sufocante" (1984, PolyGram), "Tim Maia" (1985, RCA Victor), "Tim Maia" (1986, Continental), que registrou o sucesso "Do Leme ao Pontal (Tomo guaraná, suco de cajú, goiabada para sobremesa)", e os LPs "Somos América" (1987, Continental) e "Carinhos" (1988, Continental).

Lançou, em 1990, pela Continental, o disco "Dance bem". Nesse ano, lançou, pela sua gravadora Vitória Régia, o LP "Tim Maia interpreta clássicos da bossa nova".

Em 1992, a Warner-Continental registrou o CD "Tim Maia ao vivo".

Descontente com as gravadoras, seus discos seguintes, "Voltou clarear" (1994), "Nova era glacial" (1995), "What a wonderful world" (1997), contendo clássicos do pop e do soul norte-americano das décadas de de 1950 a 1970, "Pro meu grande amor" (1997), "Amigos do rei" (1997, com o grupo vocal Os Cariocas, "Só você - para ouvir e dançar" (1997), "Sorriso de criança" (1997), e "Tim Maia ao vivo II" (1998), foram gravados pela Vitória Régia Discos. Ainda nos anos 1990, fez muito sucesso com a gravação, para um comercial de televisão, de "Como uma onda" (Lulu Santos e Nelson Motta), incluída no CD "Tim Maia", de 1993. Na mesma época, foi homenageado por Jorge Benjor na música "W Brasil". 

Teve várias músicas regravadas por artistas mais jovens, como Marisa Monte e os grupos Paralamas do Sucesso e Skank.

Em março de 1998, apresentando-se no Teatro Municipal de Niterói, em show que seria gravado para um especial de televisão, foi acometido de um mal estar que o levou ao hospital, vindo a falecer alguns dias depois.

No ano seguinte, foi homenageado com um show tributo por vários artistas da MPB. O espetáculo gerou um especial de televisão e foi registrado em CD e DVD.

Em 2005, foi lançado o DVD "Tim Maia - Programa Ensaio 1992", pela gravadora Trama em parceria com a TV Cultura e a TeleImage.

Em 2006, seu LP "Tim Maia Racional volume 1", gravado em 1975, e que se tornou um dos mais disputados vinis da música brasileira, recebeu edição oficial em CD pela Trama, com tratamentos de restauração em estúdio a partir de uma cópia, uma vez que as fitas máster foram perdidas. Nesse disco, o cantor e compositor assinou todos os arranjos, além de tocar baixo, bateria, percussão e flauta transversal. Também presentes, os músicos Serginho Trombone (piano), Robson Jorge (órgão elétrico, piano e teclado), Paulinho Guitarra (guitarra, baixo e violão), Beto Cajueiro (baixo), Paulinho Trompete (trompete), Oberdan Magalhães (sax), Robério Rafael (bateria) e Luiz Carlos Batera. O CD ainda incluiu como bônus as gravações originais do LP.

Em 2001, o cantor Fábio publicou o livro "Até parece que foi sonho: meus trinta anos de amizade e trabalho com Tim Maia" (Matrix), em depoimento a Achel Tinoco.

Abrindo as homenagens para o décimo aniversário de seu falecimento, em 2007 foi realizado, no espaço carioca Viva Rio, um show tributo ao compositor e cantor, organizado por pelo jornalista, compositor e produtor Nelson Motta, tendo como banda-base a Orquestra Imperial e a participação de convidados como Rogério Flausino (cantor do jota Quest), Marcelo Camelo, Mariana Aydar e o grupo vocal feminino Chicas, na segunda edição do projeto Accenture Performances. Nesse mesmo ano, foi publicada a biografia “Vale tudo – O som e a fúria de Tim Maia”, de autoria de Nelson Motta. 

Em 2014, ainda na esteira das homenagens a Tim, foi lançado o filme “Tim Maia”, longa-metragem dirigido por Mauro Lima, com roteiro dele e de Antonia Pellegrino e produzido por Ricardo Teixeira. O filme fez uma ampla cobertura da vida de Tim Maia, mostrando a juventude de dificuldades na Tijuca, o começo da carreira junto à Jovem Guarda, quando cantou no grupo The Sputniks ao lado de Roberto e Erasmo Carlos, sua ida ao EUA, de onde voltou bastante influenciado pela black music, e seu envolvimento com as drogas e o álcool. Com roteiro baseado no livro de Nelson Motta, o filme incluiu ainda muitas informações trazidas pelo músico Juan Senon Rólon, que sob o pseudônimo de Fábio, foi amigo íntimo e parceiro musical de Tim por mais de três décadas. Autor do livro “Até parece que foi sonho – meus trinta anos de amizade e trabalho com Tim Maia”, lançado em 2007, Fábio foi um dos poucos artistas que se manteve ao lado de Tim na fase em que quase todos se afastaram dele.

FONTE DA PESQUISA: 
http://dicionariompb.com.br/tim-maia/dados-artisticos

8 comentários:

  1. Poderia postar o CD de 1995 do Tinoco e tinoquinho intitulado amigo e que tem a música rastros na areia?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, não posso atender seu pedido, pois não tenho esse CD em meu acervo e parece que está protegido pelos Direitos Autorais e só há à venda no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  3. Vicente o sr tem CDs do caipira Barnabé?

    ResponderExcluir
  4. Sim, tenho todos em meu acervo. Brevemente estarei postando. Aguarde!.

    ResponderExcluir
  5. Tem. Poderia postar o ultimo dele o noventa anos de tradição de pai pra filho de irmão para irmão

    ResponderExcluir
  6. Fico no aguardo. Mas este ultimo se o sr tiver e puder postar ele este final de semana agradeço. E aniversário da minha mae e queria fazer uma surpresa a ela

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Vicente!
    Meus parabéns pelo blog, mais não consta mais o arquivo vinculado ao link que você postou... você tem outro link pra que possa ter esse CD do Tim Maia?

    ResponderExcluir
  8. Como faço pra baixar , qual o procedimento?

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"