CARBONO MUSICAL 2: Barnabé - O Jeito Simples de Fazer Rir (02 Volumes)

sábado, 12 de janeiro de 2019

Barnabé - O Jeito Simples de Fazer Rir (02 Volumes)

Barnabé - O Jeito Simples de Fazer Rir - Nº 1
01) Piadas e Anedotas
02) O Zinho e o Zão
03) Verso de Rodeio e Piadas
04) Pedacinho Dela
05) Verso de Rodeio e Piadas
06) Manuela
07) Verso de Rodeio e Piadas
08) O Jogador na Igreja.



Barnabé - O Jeito Simples de Fazer Rir - Nº 2
01-Verso de Rodeio e Piadas
02-Rotina da Roça - Moda da Viola
03-O Chorão - Poema
04-Debaixo da Ponte - Sambanejo
05-Bloco De Piadas
06-Fogão De Lenha - Poema
07-Bloco De Piadas
08-A Flor Do Maracujá - Poema
09-A Cobra Azul - Poema.

BARNABÉ DE HOJE...
"Pai pedro começou a contar causos piadas cantar modinhas, em 1926 no bairro das corujas na região de botelhos MG meu irmão João começou em 1950 em Ribeirão do pinhal PR Sou o Jose o caipira Barnabé, comecei minha carreira artística em 1970, em Ribeirão do pinhal PR e desde então venho fazendo shows por todo o Brasil contando meus causos caipiras, piadas, modinhas e poemas".
Interesses: SHOWS caipirabarnabe@gmail.com contato 35 984045509


Biografia & Dados Artísticos do atual Barnabé (José, o 'Caipira Barnabé')

Nascido em Ribeirão do Pinhal/PR, em 09 de dezembro de 1949, Barnabé tem o dom de fazer rir. Ele é quieto e sério, porém quando está diante do seu público, surge uma força que o transforma num caipira típico brasileiro: observador, debochado, alegre e cheio de sabedoria interiorana. 
O nome é uma herança do irmão mais velho: Barnabé-1, que gravou quatro LPs (1965/66/67/68). Infelizmente sua carreira foi curta, pois faleceu durante a produção do último disco. Então, Barnabé-2 resolveu dar seqüência à vida do personagem adotando a mesma linha caipira com música e piadas. A partir de agora, ele responde a algumas perguntas sobre sua história e trajetória. 

Como surgiu o personagem Barnabé? 
Bom, meu irmão cantava, tocava violão e contava piadas. O forte dele eram as piadas. Um dia ele criou um personagem chamado Nhô Fugêncio e saiu da cidade onde a gente morava pra viajar com um parque de diversões. Nessas andanças, ele conheceu a dupla Tonico & Tinoco que o levou pra São Paulo. Foi lá que surgiu o nome Barnabé. Não sei dizer se foi uma sugestão do Tonico ou um apelido que deram pra ele. Só sei que na época era apelido pra funcionário público (os barnabés). Mas não era o caso dele. O importante é que em 1958 - quando isso aconteceu - não existia esse nome no mercado de humoristas e o nome pegou. 

Por que você quis continuar a carreira dele? 
Eu era muito influenciado por meu irmão. Quando ele faleceu eu estava no Paraná. Também gostava de contar piadas, compor e cantar algumas músicas. Depois de um ano sem ele, senti muita saudade e vontade de dar continuidade ao personagem. Então, no final de 1968, fui para São Paulo. Fiz um trabalho e mandei para a gravadora Continental. Eles me contrataram em 1970, ano em que lancei meu primeiro disco "Show de Graça Barnabé II" (gravado no Clube Internacional de Franca - SP). Foi um sucesso e acabei gravando dez discos pela Continental (1970-1990). A cada dois anos eu lançava um disco.

E depois de 1990? 

Aí eu vim para o interior fazer programas de rádio e resolvi dar um tempo para preparar um novo repertório de piadas. Comprei uma casa em Indaiatuba - SP e comecei a dedicar mais tempo à família, cuidar dos filhos, etc. Fiquei parado por dez anos. Só voltei a gravar agora, em 2000. 

Como são seus shows? 
Eu faço tudo sozinho. Seja em praça pública, teatro, circo, clubes e em convenções. O povo gosta bastante, principalmente as crianças. Os pais compram os discos para eles, pois meu tipo de humor não as fere. Quando a piadinha é marota, a gente deixa a parte forte subentendida. Um show dura cerca de uma hora e meia. Tem piadas, modinhas, causos caipiras, poemas. Meu show atual chama-se "De volta para o passado" onde eu mostro muita coisa que se usava antes e que os adolescentes de hoje não conhecem. A lamparina de querosene, por exemplo. 

O Mazzaropi fez o filme "O Lamparina", você assistiu? 
Eu assisti sim. Todos os humoristas caipiras se inspiraram no Mazzaropi. O estilo dele é clássico. Seus filmes caipiras enalteciam o Jeca. Esse também é meu estilo: roupa caipira, botinão, bigodinho, chapéu. Quando a gente coloca o roupa do caipira é como se estivesse invocando um espírito. O jeito de falar, a maneira de contar as histórias... 

Você tem empresário? 
Não, não tenho. Eu mesmo é que toco o negócio. 

Além dos discos, qual veículo você usou, tevê, rádio? 
Apareci muito na televisão. De 1987 a 1988 fiz um programa no SBT, o "Especial Chitãozinho & Xororó", todos os domingos - eu contava piadas. Fiz o programa "Barros de Alencar" na Rede Record - fazia papel de jurado caipira e na hora da nota eu contava uma piadinha. Também fiz o programa "Flávio Cavalcanti" (1971) durante seis meses. Participei do programa do Wilton Franco. Atualmente tenho participado da Rede família e SBT e outras tevês do interior. 

E nas rádios? 
Agora, com a minha volta, o pessoal tem me prestigiado bastante tocando meus CDs. Senti que tenho um nome e que pode ficar mais forte se eu correr atrás. 

Como você inventa uma piada? 
Quando eu viajo, conheço pessoas. Vou muito pra roça, visito fazendas e nesses encontros sempre surgem piadas no meio da conversa. Às vezes paro o carro na estrada e vou lá no meio do cafezal conversar com o pessoal. Então surgem histórias que eu adapto para piadas. Às vezes, o causo é cumprido, então dou uma lapidada pra transformá-lo numa piada curtinha. 

Quantas piadas você já inventou? 
Bom, eu criei mais de cem, mas devo ter gravado uma média de 400 piadas. 

Quem na sua família tinha o dom da graça? 
Meu pai era violeiro, fazia composição com assuntos engraçados. A gente morava em fazenda e ele trabalhava de colono. Era nesse ambiente que as piadas e modinhas surgiam e eu peguei o jeito. 

Qual é seu projeto atual? 
Agora vou lançar uma revista pela Editora Escala na qual conto coisas da minha vida. A revista vai sair com o CD "O jeito simples de fazer rir". 

Qual seu conselho para quem quer seguir a carreira de humorista caipira? 
Nasci no interior e minha vida é a do caipira, do caboclo. Até os 18 anos vivi trabalhando na roça. Acho que a gente deve fazer o que gosta, sem passar por cima dos outros nem sentir inveja. Fazer rir é muito mais difícil do que fazer chorar. Mas quem tem o dom de ver graça nas coisas, deve ser persistente e se dedicar a isso sem parar. Eu parei dez anos e foi ruim pra minha profissão. Mas aí vai um conselho: "Não esqueçam de agradar as crianças!". 

BARNABÉ
Contato:
E-mail: caipirabarnabe@gmail.com 
Fones: (35) 99196-2403 / (35) 98404-5509

FONTE DA PESQUISA:
https://www.recantocaipira.com.br/duplas/barnabe/barnabe.html

16 comentários:

  1. - Barnabé - o jeito simples de fazer rir - nº 1.rar:
    https://www63.zippyshare.com/v/nUJePjgt/file.html

    - Barnabé- o jeito simples de fazer rir - nº 2.rar:
    https://www63.zippyshare.com/v/VA3RKpUB/file.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chico me ajude air o que e que eu faço paraimpedir que esse blog copie minhas postagens e colocando no blog dele veja o link http://santosilva991.blogspot.com/2018/12/discografia-de-musicas.html

      Excluir
  2. Olá Vicente, curto muito tuas postagens, sou um fã de audio de todas as idades sou eclético, parabéns pelo repertorio, mas as ultimas postagens não consigo fazer o download, pois a mensagem que vem é incompatibilidade de programas.o que sérá hen? abraços Edgar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Edgar, muito obrigado pelo reconhecimento ao trabalho voluntário na divulgação da nossa música popular e regional. Sobre o seu problema de "mensagem que vem é incompatibilidade de programas", peça a um amigo que entenda bem dessa parte da informática, para lhe dar algumas explicações, porque nessa parte eu sou um tanto LEIGO, isto é, entendo muito pouco. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito agradecido por me atender , pois como lhe falei somente as ultimas postagens com esse problema . De qualquer forma vou continuar curtindo tua rádio e postagens, sucesso no teu empreendimento e um abraço fraterno.

      Excluir
  4. A título de sugestão, eu tinha esses problemas em baixar vídeos, documentos e músicas. Mas, depois que passei a pagar a versão vitalícia do IDM (Internet Download Manager), meus problemas de acabaram de uma vez por todas. Experimente usar o IDM, vc irá gostar, tenho certeza. Ele captura tudo!.

    ResponderExcluir
  5. UE cade
    Mais publicações do Barnabé posta o ultimo dele por favor
    O noventa anos de uma tradição

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por divulgar nosso trabalho Abraços
    caipirabarnabe@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Prezado "Caipira Barnabé", uma alegria e uma grande honra em poder divulgar seu valoroso trabalho!., Abraços.

      Excluir
  7. O que aconteceu que não esta tendo mais postagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Leo, é que eu estava sem o meu computador-matriz, que apresentou problemas e tive que repor outro computador!. Vou ver se tio um tempinho para postar mais. Abs.

      Excluir
  8. queria baixar esses dois cds como faço

    ResponderExcluir
  9. Os links não estão mais disponíveis, por gentileza poderia postar novamente, para que possamos baixar

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"