CARBONO MUSICAL 2: As 14 Mais CBS - Coletânea com 29 volumes

sábado, 20 de outubro de 2018

As 14 Mais CBS - Coletânea com 29 volumes

AS 14 MAIS - A HISTÓRICA SÉRIE DA CBS

Houve um tempo em que o sonho de consumo do brasileiro comum, amante da música romântica, pertencente às classes sociais menos abastadas, não era possuir um carrão do ano (nem o carrinho velhinho), mas poder comprar um LP da série As 14 Mais, da antiga gravadora CBS. Esta importante coleção de 14 sucessos de artistas diferentes reunidos num só LP começou a ser lançada em 1960, pela gravadora Columbia, que a partir de 1962 mudaria a razão social para CBS.

A série “As 14 Mais”, começou em ritmo de bolero, cha cha cha e um pouquinho de samba, além do nascente rock'n'roll. Já no primeiro volume, encontramos Sérgio Murilo com a versão de Fred Jorge para Estúpido Cupido, sucesso do cantor Neil Sedaka de dois anos atrás.

E há “Bob-A-Lena” do roqueiro norte-americano Ronnie Self, que emplacou esta música no Brasil graças a sua edição neste primeiro volume das 14 Mais. A Columbia chegou ao Brasil em 27 de março de 1953. No início, sem um cast de artistas nacionais, os grandes nomes do seu elenco era estrangeiro, Frank Sinatra, Ray Connif, Trio Los Panchos, etc.

O primeiro artista brasileiro contratado pela Columbia foi a dupla Frontera e Índio, dupla instrumental de acordeon e cavaquinho.Algum tempo depois, vieram para a Columbia Ellen de Lima, Zezé Gonzaga, Rinaldo Calheiros.O cast nacional da gravadora foi aumentando aos poucos, e no final dos anos 50 já havia formado um dos maiores elencos da música romântica brasileira, incluindo aí, Silvio Caldas, Cauby Peixoto, Emilinha Borba, Lana Bittencourt, Dóris Monteiro, Tito Madi e Carlos Alberto, este último, um dos primeiros grandes ídolos da casa.
Quando em 1960, a gravadora começou a lançar a série “As 14 mais”, o seu elenco nacional ainda era pequeno, de forma que para completar as 14 canções do LP era preciso mesclar artistas nacionais com estrangeiros, por isso encontramos no primeiro volume, números de artistas internacionais como Ronnie Self e o maestro Bob Rose ao lado dos nacionais Sérgio Murillo, Cauby Peixoto e Alcides Geraardi entre outros.O sucesso da série foi tão grande que naquele mesmo ano de 1960, foram lançados dois LPs, os Vols. 1 e 2.

A invasão do rock como novo gênero de música para a juventude tomaria conta de todos os segmentos musicais do Brasil naquela virada dos anos 50 para os 60, e a famosa série da Columbia também acabaria entrando com tudo no novo ritmo, principalmente a partir da ascensão de Roberto Carlos e a turma do iê iê iê. Um dos fatores para a inclusão de artistas da música jovem na série foi a mudança pela qual passou a Columbia quando o antigo diretor artístico Roberto Côrte Real foi substituído por Evandro Ribeiro, em 1962. O "seu" Evandro - como era chamado pelos artistas da casa - dispensou vários cantores, incluindo aí Sérgio Murilo, abrindo assim o espaço para o jovem Roberto Carlos que estrearia na série a partir do Volume 5, abrindo o disco com "Louco Por Você", faixa do seu primeiro LP. Com a mudança no seu elenco, em pouco tempo a CBS se tornaria a gravadora de maior vendagem de discos no país.E assim prosseguiu a série por quatorze anos ininterruptos como um dos principais termômetros da música popular romântica, aglutinando nos seus vários suplementos, vários gêneros musicais, do bolero ao jazz, da Jovem Guarda à música cafona.

Vamos à histórica coleção “As 14 Mais”, para conhecermos um pouco mais esta trajetória de grande sucesso em 29 volumes de puro sucesso.

FONTE DA PESQUISA:

12 comentários:

  1. - Baixe aqui os 29 volumes da Coleção "As 14 Mais CBS', clicando no link abaixo (mouse direito e clicar no link!). Depois, você vai descompactar os arquivos 2 vezes e ir abrindo um de cada vez:
    https://mega.nz/#!xElniQiA!9M9Ll-6OV4zvU_mou0c8hYv2jdK1T_7QUtgJ9zdIpUE

    ResponderExcluir
  2. VICENTE JOSÉ EU ESTOU POSTANDO UM NOVO LINK NAPOSTAGENS TRIU NORDESTINO 28 GRADES SUCESSOS NO MEGA LOGUIN OK POSTO JÁ,JÁ

    ResponderExcluir
  3. vicente rodrigues pode baixar o cd triu nordetino 28 grandes sucessos se tiver algum link que ñ estiver funcionando pode me avisar agrdecido dany cds

    ResponderExcluir
  4. Olá Vicente, seria possivel fracionar este link das 14 Mais, no tamanho atual o Mega bloqueia. Grato.

    ResponderExcluir
  5. Olá Vicente, obrigado pela atenção. Baixar pelo Mega, link superior a 1000 mg, só para "assinantes".

    ResponderExcluir
  6. Caro Célio Serra, faça sua conta no MEGASYNC, pois eu sempre tenho usado e não tem limites de MEGA para se baixar arquivos.

    ResponderExcluir
  7. Olá "Conterrâneo", puxa, que sufoco, finalmente consegui baixar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom Vicente Rodrigues,eu amo essa epoca das 14 mais fiquei muito feliz por você ter postado muito obrigado Deus lhe abençõe.

    ResponderExcluir
  9. Oh my goodness! an amazing article dude. Thanks Nonetheless I am experiencing challenge with ur rss . Don’t know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss downside? Anybody who knows kindly respond. Thnkx online casino bonus

    ResponderExcluir
  10. instale um vpn gratuito e troque a localização quando acabar o limite do mega

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"