CARBONO MUSICAL 2: Cyro Aguiar - 20 Super Sucessos (2005)

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Cyro Aguiar - 20 Super Sucessos (2005)

Cyro Aguiar - 20 Super Sucessos (2005)
Gravadora: Polydisc
Catálogo: 470.378/2
Ano: 2005


01- Crítica
02- Do You Like Samba
03- A Loucura das Garotas
04- Antes Que a Tristeza Venha
05- Rei do Maracatú
06- O Gavião (I Need Your Love Tonight)
07- Perfídia
08- No Balanços da Hora (Rock Around the Clock)
09- Boladeiro / Tico-Tico / Sabiá Lá na Gaiola / No Meu Pé de Serra / Assum Preto
10- O Desprezado
11- Sim Foi Você
12- Minha Querida (Little Darling)
13- Boêmio Demodê/14- Sereno
15- Super Morengueira/16- Rosa
17- Itaparica/18- Mona Lisa
19- Leninha
20- Asfalto Falsificado (No Asfalto do Falsificado).

Biografia de Cyro Aguiar
Ciro Aguiar (Ciro Mendes de Aguiar), cantor e compositor, nasceu em Salvador/BA, em 09/12/1942. Estudou canto com Mariah Costa, no Instituto de Música de Salvador, e ainda adolescente apresentava-se interpretando músicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi.

Em 1961, depois de abandonar a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ. Cyro ingressou na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro/RJ, onde se apresentou no programa Hoje é Dia de Rock, enquanto esperava ser contratado por uma gravadora.

Trabalhou ainda como bancário e professor de violão. Em novembro de 1963 assinou contrato com a RCA, gravando sua composição Itaparica. Lançou mais dois discos pela RCA e, em seguida, Cyro transferiu-se para a Continental, onde gravou dois LPs e alguns compactos.

Em 1970 estudou no Instituto Villa-Lobos, participando do seu coral, e no ano seguinte cantou no VI FIC, da TV Globo, Rio de Janeiro. Em 1972 atuou na ópera-rock Jesus Cristo superstar e gravou na Philips sua composição Asfalto falsificado, que fez algum sucesso.
Transferiu-se para o Instituto Musical de São Paulo/ SP, onde concluiu o curso de educação artística em 1975. Seu maior sucesso foi "Do you like samba?", de 1973, satirizando o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês.

No início da década de 1990 foi lançada uma coletânea de suas primeiras gravações, o LP Ciro Aguiar — seus sucessos da Jovem Guarda. Em 1995 lançou disco novo: Ciro Aguiar no rocksamba. O sambalanço de Cyro Aguiar

Ele surgiu na Jovem Guarda e depois, nos anos 70, tornou-se um dos precursores do então nascente samba-rock ao gravar faixas como "Rei do Maracatu" (GilbertoGil / Jorge Ben Jor) e "Do You Like Samba" (Marcelo Duran), que até hoje animam os bailes.

É para mostrar que continua com seu sambalanço em dia que Cyro Aguiar acaba de lançar o CD "Me Ilumina", produzido por ele e Johny Marangoni, com distribuição pela Zaid Records.

No repertório, grandes clássicos do ritmo como "Dezesseis Toneladas" (Merle Mervis/ Roberto Neves) e o pout-pourri com "Pensamento Verde" (Branca di Neve), "Meu Guarda Chuva" (Jorge Ben Jor) e "Deixa de Banca" (Nino Ferrer/Jean Poker/Eduardo Araújo).

Nas rádios, Cyro já começa a trabalhar a faixa-título, de sua autoria. No CD, ele ainda conta com as participações especiais dos grupos Sampa Crew na clássica "Carinhoso" (Pixinguinha) e Atitude 4 na inédita "Duas Asas", composta por ele próprio. Outros participantes ilustres que também deram seu aval ao disco foram o grupo Farufyno, o cantor Leandro Lehart e o radialista Wagner Mendes.


Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"