CARBONO MUSICAL 2: Eduardo Araújo - Série BIS / Jovem Guarda (2000)

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Eduardo Araújo - Série BIS / Jovem Guarda (2000)

CD 01
01 Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
02 Goiabão
03 Deixa De Banca (Les Cornichons) (Com The Fevers)
04 Rua Maluca (Funky Street)
05 O Mundo A Teus Pés
06 Você É De Morte
07 Coisa Linda
08 Com Muito Amor E Carinho
09 Você
10 Ave Maria No Morro
11 Pot-Pourri: Meu Limão, Meu Limoeiro / Cabeça Inchada / Peguei Um "Ita" No Norte / É Só Pra Homem
12 Você Vai Entrar Numa Fria
13 Baratinado
14 Teimosa

CD 02
01 O Bom (Com The Fevers)
02 Golpe Do Baú
03 Cantor De Iê-Iê-Iê
04 Viva O Divórcio
05 Pot-Pourri: De Papo Pro Ar / Chuá, Chuá / Maringá (Com The Fevers)
06 O Sorriso Do Dudu
07 Amor, Amor, Amor (Loves Loves To Love, Love)
08 Eu Amo Você
09 Não Posso Dizer Adeus
10 Dudu Da Neném, Neném Do Dudu
11 Longe De Você (The Same Old Song)
12 Se Eu Gosto De Você, E Você Gosta De Mim
13 No Rancho Fundo
14 Salve, Salve, Brasileiro.

Biografia & Dados Artísticos
Eduardo Araújo (Cantor e compositor). 
Eduardo Oliveira Araújo
23/7/1945 Juaíma, MG


Nascido no interior de Minas, foi educado em colégio interno em Belo Horizonte. Seu pai era fazendeiro.


Já na capital mineira começou a cantar e a se apresentar publicamente. Em 1960 apresentou-se no programa radiofônico de Aldair Pinto. No mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar veterinária, carreira que abandonou para dedicar-se à música. No ano seguinte, apresentou-se em vários programas televisivos, entre eles o de Jair Taumaturgo, "Hoje é dia de rock", e o de Carlos Imperial, "Os brotos comandam". No mesmo ano gravou pela Philips o rock balada "Diana me deixou", de Alfredo Max e Fernando Costa e o rock "Deixa o rock", de sua autoria. Logo em seguida gravou pela mesma gravadora "Twist do brotinho", de Carlos Imperial e "Rock cha cha cha", de sua autoria e Carlos Imperial. Nessa época passou a integrar o Clube do Rock, ao lado de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia, Renato e seus Blue Caps e outros. Desanimado com a pouca repercussão de seus discos, voltou para Minas Gerais.
Somente em 1966 retornou ao Rio de Janeiro, entusiasmado com o crescente sucesso da Jovem Guarda. Obteve então seu primeiro sucesso, "O bom", música de sua autoria lançada naquele ano em LP homônimo que incluiria "Goiabão", em parceria com Carlos Imperial, com quem, aliás, faria outro grande sucesso, "Pode vir quente que eu estou fervendo". Nessa época, foi convidado pela TV Excelsior, emissora paulista, para fazer um programa de rock, nos moldes do que era feito pela Jovem Guarda, chamado "O bom", que apresentava ao lado da cantora Silvinha, com quem viria a se casar em 1969. Nesse mesmo ano foi convidado para se apresentar em vários programas da TV Record, também em São Paulo. 

Apesar do declínio da Jovem Guarda, ao longo da década de 1970 manteve-se ativo, lançando vários discos pelo selo RCA. Em 1975 gravou o LP "Pelos caminhos do rock", no qual interpretou as músicas "Construção" e "Deus lhe pague", de Chico Buarque. Em fins da década de 1970 resolveu abandonar a carreira artística e vendeu todos os seus equipamentos, inclusive um estúdio de gravação. Na década de 1980, começou a se interessar pelo country e resolveu voltar a gravar. 

Em 1988 lançou o LP "Um homem chamado cavalo", com produção de Renato Teixeira e lançado pela RGE, no qual gravou, entre outras composições, "Boi Barnabé", de Victor Simão e Bob Nelson, "Coração de luto", clássico de Teixeirinha, "Pra saber", de Roberta Miranda e "O som do caminhoneiro", de Renato Teixeira. Adicionou ao rock elementos sertanejos, passando a fazer o que se convencionou chamar de "country rock". Em 1990 lançou o LP "Pé na estrada", gravado de forma independente, no qual gravou de sua autoria "Pé na estrada" e "Sinal verde", além da regravação de "Ave Maria no morro", de Herivelto Martins. O disco contou com as participações especiais do cantor gaúcho Rui Biriva e da cantora Nalva Aguiar. Na mesma época apresentou o programa "Pé na estrada", na Rede SBT. Apresentou ainda o programa "Brasil rural" pela Rede Bandeirantes. Em 1997 lançou o CD "Pó de guaraná", gravado em New Jersey nos Estados Unidos, contando com a participação da banda de rock Dr. Sin. Do CD constam 13 composições, todas em parceria com a banda Dr. Sin, entre as quais "Saudade", "Meu cavalo" e "O carona".

Em 2005, lançou o CD Eduardo Araújo , em que demonstra seu vigor criativo, voltado ao universo country. Destaca-se no disco a faixa "Bandido", de sua autoria. Nesse mesmo ano, participou de diversos programas de rádio e TV, além de shows comemorativos dos 40 anos da Jovem Guarda, entre eles, no programa Raul Gil, em edição especial de celebração dos 40 anos da Jovem Guarda, que reuniu diversos expoentes do movimentocomo Silvinha, Wanderley Cardoso, The Fevers e Waldirene, entre outros.



Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"