CARBONO MUSICAL 2: Coletânea – Pau de Sebo - Vol.1 - CBS (1967)

domingo, 29 de abril de 2018

Coletânea – Pau de Sebo - Vol.1 - CBS (1967)

Coletânea – Pau de Sebo - Vol. 1
1967 – CBS. Esse é o álbum que iniciou as coletâneas juninas. Um disco único.
01 Marinês – O sol nasceu (Onildo Almeida)
02 Coronel Ludugero – Brinca de ané (Dilson Dória – Hélio Gomes)
03 Abdias – Segura o pé de bode (Adapt. Abdias Filho)
04 Trio Nordestino – No garpão da bulandeira (João Silva – K-Boclinho)
05 Osvaldo Oliveira – Prepara a fogueira (Osvaldo Oliveira – Dilson Dória)
06 Jacinto Silva – Amei amei (D. Mathias – Jacinto Silva)
07 Trio Nordestino – Brincadeira na fogueira (Antonio Barros)
08 Abdias – Zefinha das Camorânas (Onildo Almeida)
09 Jacinto Silva – Rosa branca (Jacinto Silva – R. Sandoval de Melo)
10 Marinês – Rosa amarela (Onildo Almeida)
11 Coronel Ludugero – Eu vi passar (Onildo Almeida)
12 Trio Nordestino – Tem Geny (Juracy Alcantara).

Pau de Sebo, a histórica série de forró

A turma do Pau de Sebo / Foto: Divulgação
"A CBS (atual Sony Music), nos anos 1960, detinha os passes de alguns dos principais nomes da Jovem Guarda e do forró. Dois gêneros que vendiam muito e recebiam tratamentos parecidos. Ambos ganhavam coletâneas de meio de ano – As 14 Mais e Pau de Sebo. A primeira surgiu no começo da década com boleros, canções, bossas novas, rock baladas, mas a partir de 1965 foi dominada pela Jovem Guarda, afinal os campeões de vendagem do iê-iê-iê estavam na CBS – Roberto Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani e Renato e Seus Blue Caps.

Da mesma forma com o forró. Tudo bem, Luiz Gonzaga, o maior de todos, era um patrimônio da RCA, mas Marinês, Jacinto Silva, Coroné Ludugero, Trio Nordestino, Osvaldo Oliveira e Abdias vestiam o uniforme da CBS. Pau de Sebo tocava e vendia muito no Norte/Nordeste, numa época em que os programas de forró ainda não tinham sido escanteados para horários ingratos, como acontecia em São Paulo. Lá a música do pau de arara tocava na madrugada, ou às cinco da manhã, como trilha sonora do trajeto do peão à obra ou à fábrica.
Este prolegômeno todo para comentar a caixa Pau de Sebo São João, com cinco CDs, que a Sony Music lançou. São os primeiros cinco álbuns da série produzidos entre 1967 a 1971. Era a MPB do Nordeste, na época estas músicas tocavam no rádio nordestino tanto quanto a do pessoal universitário da segunda geração da bossa, que ganhou o rótulo excludente de música popular brasileira. O forró desses discos também era de segunda geração, a que foi influenciada por Luiz Gonzaga. A alguns destes nomes Lua ajudou a deflagrar carreiras, como aconteceu com o casal Marinês e Abdias, quando veio de Campina Grande (PB) para o Rio, na segunda metade dos anos 50.

“O amigo discófilo já imaginou quanto uma casa de espetáculo teria que pagar por um show junino com Marinês, Trio Nordestino, Abdias Filho, Osvaldo Oliveira, Jacinto Silva e João do Pife? Uma nota violenta, como dizemos na gíria ... a CBS também incluiu mais três novos valores neste volume 5 ... São eles Jackson do Pandeiro, Elino Julião e o Coronel Ludu, aumentando para 9 o número de artistas à sua disposição. Agora resta você colocar o disco no prato, ligar a radiola, juntar a família num auditório particular e assistir a um espetáculo feito com carinho pelos melhores artistas do gênero. É mais um presente para você e sua família”, dizia o texto na contracapa do quinto volume do Pau de Sebo, assinado por Raul Seixas, diligente funcionário da gravadora CBS, mas não produtor desses discos, que tinham direção musical de Abdias".

FONTE DA PESQUISA:

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"