CARBONO MUSICAL 2: Padre Zezinho - Não Deixes Que Eu Me Canse (1978)

sexta-feira, 30 de março de 2018

Padre Zezinho - Não Deixes Que Eu Me Canse (1978)

Ficha técnica
LP (1978)
Coordenação Técnica e Artística: J. Martins
Letra, Música e Interpretação: Pe. Zezinho, scj
Arranjos: Javier Iturralde (Faixas 2 a 7, 9, 11 e 12) / Carlos Navarro (Faixas 8 e 10) / Eduardo Assad (Faixa 1)
Mixagem: J. Martins
Capa: Irmã B. Breda, fsp
Direção Geral: Irmã Elza Berta, fsp
EPD 0455
Estúdio: Edições Paulinas Discos
LP, CD e Fita Cassete
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
CD / LP / K7

1. "Paz Inquieta" 4'17
2. "Somos Todos Estrangeiros" 2'45
3. "Não Deixes Que Eu Me Canse" 3'43
4. "Não é Justo" 3'14
5. "Dizem que é Saudade" 3'45
6. "Bem Aventurados" 2'59
7. "Por Um Pedaço de Pão" 4'40
8. "Cantiga da Paz que Não Vem" 2'31
9. "Maioridade" 2'45
10. "Eu Canto Amor" 2'28
11. "Amor Nunca Morre" 3'29
12. "Retrospecto" 3'46

'Não Deixes que Eu Me Canse é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Lançado em 1978, lançava um dos muitos hits do Padre Zezinho: "Paz Inquieta". "Dizem que é Saudade", exemplifica as maravilhas de Deus na natureza e onde encontramos exemplos de sua perfeição. "Por Um Pedaço de Pão", virou sucesso nas missas, principalmente na parte eucarística onde se pode comprovar em trechos da canção. "Maioridade" aconselha aos jovens a só procurar os assuntos adultos quando atingirem a idade certa e diz também que é melhor nem experimentar o que está sendo proibido na canção.

"Amor Nunca Morre", faz uma analogia ao que Jesus ainda hoje nos tenta dizer: O Amor nunca morre. "Retrospecto" faz uma analogia ao passado feliz de uma pessoa que tinha fantasias de brincar de super-herói e outras coisas mais, e que quando vira adulto, percebe que sua vida nada tem a ver com a fantasia e sim com a realidade de Jesus.
Crítica: Gravado na Espanha, durante um autoexílio que Padre Zezinho se impôs durante um semestre em 1978, após alguns problemas com a Censura do governo militar brasileiro (que vetou 10 das 11 músicas do álbum Oferenda, que acabou gravado somente em 1983), Não deixes que eu me canse tem vários significados na discografia “zezínica”:
A partir daí o tema da “Justiça Social” passa a figurar definitivamente na obra do Padre Zezinho-coisa que jpa havia sido iniciada no álbum Verdades de 1976, mas interrompida na série Teodiceia. E isso não veio por acaso, pois em 1978 a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), da qual Padre Zezinho faz parte estava completando seu centenário de fundação. A busca pela Justiça Social é um dos pilares do carisma dehoniano e seria utilizado amplamente pela Teologia da Libertação, que então era uma grande força dentro da Igreja.

A canção Somos todos estrangeiros também pode ser tomada como uma alusão à Congregação SCJ, ao tratar da Missão. Em 1978 a província Brasil Meridional SCJ, à qual pertencia Padre Zezinho (e que em 2003 foi dividida em duas) comemorava 75 anos da chegada dos primeiros padres missionários alemães ao sul do Brasil.
Uma curiosidade do álbum é um jogo de expressão com o título de duas músicas do álbum: Na capa está grafado Não deixes que eu me canse em preto sobre fundo laranja e na contra-capa se lê Por um pedaço de pão em laranja sobre fundo preto. Assim, a expressão completa é “Não deixes que eu me canse por um pedaço de pão”. Talvez esse devesse ser o nome completo do álbum, mas foi reduzido para não ficar deveras grande.
Parte das músicas de Não deixes que eu me canse foi usada em lançamentos para a Espanha e para a Itália.

No lançamento em cd do álbum foi realizada a substituição de três faixas por regravações para o álbum Os grandes sucessos, de 1991, que não se sabe se proposital ou não. As três faixas são Paz Inquieta, Dizem que é saudade e Por um pedaço de pão. Substituições de faixas por regravações ainda ocorreram em outros relançamentos.
Na contra-capa do cd foi colocada a frase completa “Não deixes que eu me canse por um pedaço de pão”

FONTE DA PESQUISA:

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"