CARBONO MUSICAL 2: Noca do Acordeon – Brincando com os Dedos (1964)

terça-feira, 20 de março de 2018

Noca do Acordeon – Brincando com os Dedos (1964)

Noca do Acordeon – Brincando com os Dedos
1964 – Musicolor

01. Futurista (Palmeira / Leonel Cruz)
02. Vai Não Vai (Noca do Acordeon)
03. Escorregando (João Barone)
04. Dançando Agarradinho (Demetrio Silva)
05. Noco no Choro (Noca do Acordeon / Coronel Narcizinho)
06. Teimoso (Demetrio Silva / Reinaldo Fernandes)
07. Baião da Saudade (Noca do Acordeon / Leonel Cruz)
08. Evolução (Noca do Acordeon)
09. Cidade Baixa (Noca do Acordeon)
10. Delirando (Olegário Bastos)
11. Revendo Itapoã (Noca do Acordeon / Landinho)
12. Ciumento (Paulo Vieira / Adauto de Oliveira).


Biografia
Noca do Acordeon (Compositor, Instrumentista)
Baiano, nascido em 18 de novembro de 1940 na cidade de Jequié, seu nome Adauto Pereira Mattos, compositor e instrumentista de grande importância na historia da música brasileira.

Filho de um veterano sanfoneiro de 8 baixos, Noca nasceu ouvindo o som do fole e com 12 anos já sabia tocar sanfona, isto ainda na sua cidade natal, em Jequié, na Bahia.

Ganhou, então, de seu pai o primeiro acordeon e dois anos depois se aventurava na estrada, rumo a Brasília, onde se apresentou nas primeiras casas de espetáculo ali instaladas - na capital que nascia junto com as esperanças desse jovem, então com apenas 19 anos.

A alma intranquila de Noca e o desejo de conquistar o sucesso trouxe-o de roldão para o Rio de Janeiro e aqui se iniciou no rádio, tocando seu acordeon caipira na já então famosa Hora Sertaneja do Coronel Narcizinho, na Rádio Mayrink Veiga.



A convite de Leonel Cruz - que podemos considerar seu descobridor - participou de um LP, executando 2 faixas e logo se destacou pois, em 78 lançado com aproveitamento dessas duas faixas, veio a encontrar o caminho do sucesso que, agora, com este LP, certamente lhe será mais fácil.

Ouçam, pois, o Noca que se projetou com "Baião da Saudade" e que hoje com muito mais desembaraço, personalidade e traquejo, nos brinda com um recital de acordeon, numa seleção que compreende 7 números típicos do Norte (3 baiões, 3 choros e 1 forró), 2 boleros, 1 tango, 1 valsa e 1 dobrado, este o número de abertura e que deu título ao LP.
comunidade no orkut sobre o Noca. Dela extraí o seguinte relato:
pelos idos dos anos 70/80, ele viu Noca tocando nos vagões de luxo de trens de passageiro aqui no Ceará. Deve ter sido nesse período que nasceu a composição “De Fortaleza a Sobral”. Tenho 06 (seis) LP’s e dois CD’s do Noca. Considero-o o maior solista de chorinho no acordeón.

Outra coisa… Na biografia de Jackson do pandeiro, consta que Noca começou acompanhando o véio, mas ele, que não era nada bobo, logo percebeu o seu talento extraordinário e o aconselhou: “Um sanfoneiro como você não é para tocar acompanhando ninguém. Você tem que gravar sozinho”. ‘ (Arievaldo)

Noca do Acordeon faleceu em 1985.

FONTE DA PESQUISA: 
https://www.facebook.com/NocadoAcordeon/posts/334936589923162

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"