CARBONO MUSICAL 2: Carmem Silva (1971)

sábado, 10 de março de 2018

Carmem Silva (1971)

Carmem Silva - LP raríssimo
(1971) BSL - 1553

01. Goodbye, Adiós, Adieu, Arrivederci... - Carmen Silva e Sílvio Santos (Cézar/Antonio Queiroz) 
02. Tenho Saudade (Tengo Saudade) (Do Barro/Alcalán/Vers.: Sebastião Ferreira da Silva) 
03. As Estradas Do Mundo (Geraldo Nunes) 
04. Domingo De Solidão (Sunday Mornin' Comin' Down) (Kris Kristofferson/Vers.: Elzo Augusto)
05. Quando Você Me Deixou (On Laissé Tous Un Jour) (M. Fugain/Auffrai/Buggy/Vers.: Sebastião Ferreira da Silva)
06. Um Novo Dia Nascerá (Und Wenn Ein Neuer Tag Erwacht) (Ch. Bruhn/Günter Loose/Vers.: George Freedman)
07. O Emigrante (M. Albertina/J. Guimarães)
08. Perdão Amor (Jair Gonçalves) 
09. Não Vou Mais Amar Ninguém (Dom/Ravel) 
10. Vivo De Esperança (Anastácia/Dominguinhos) 
11. Diga... Diga... Diga... (Well, I Did) (Reed/Stephens/Vers.: George Freedman) 
12. O Fim [(At) The End (Of A Rainbow)] (Erondes Jacobson/Vers.: Mauro Sérgio).

Biografia

Carmen Sebastiana Silva de Jesus, ou simplesmente Carmen Silva (Veríssimo, 22 de março de 1945São Paulo, 26 de setembro de 2016), foi uma cantora e compositora brasileira, também conhecida carinhosamente pelos fãs como "A Pérola Negra".

Carmen nasceu em Veríssimo, no Triângulo Mineiro. Oriunda de uma família humilde, teve que deixar os estudos ainda adolescente, e começar a trabalhar como babá e empregada doméstica, para ajudar no sustento da família. Apesar de todas as dificuldades, seu sonho era se tornar uma grande cantora. Começou a frequentar nas horas vagas programas de calouros, onde qualquer pessoas poderia tentar uma vaga de cantor, bastava passar no teste. No fim da década de 60, em mais uma de suas tentativas, venceu em primeiro lugar como a melhor voz o concurso "Um Cantor por um Milhão, um Milhão por uma Canção", na TV Rede Record. Devido à visibilidade conquistada, foi convidada a gravar seu primeiro compacto, pela gravadora Philips, um compacto duplo, que a lançaria para o sucesso em todo o Brasil, com a música "Adeus, solidão", de 1969. A canção era uma versão de Newton Miranda para "Picking up pebbles", de Custis. Ganhou diversos prêmios e troféus, como o Roquete Pinto e o Chico Viola. Viajou o mundo inteiro durante toda sua carreira em apresentações musicais, fazendo muito sucesso no exterior.
No início de sua carreira sofreu pressão por parte da indústria fonográfica para gravar sambas, ritmo com o qual não se identificava e pelo qual não queria ser estigmatizada, posto que preferisse interpretações romântica, o que criou polêmica entre muitos críticos. Seus principais sucessos são: "Adeus Solidão", "Fofurinha", "O Destino Nos Separou", "Sapequinha", "Espinho na Cama", "Fotografia", "Amor com Amor se Paga", "Ser tua Namorada" e "Segura na Mão de Deus".

Na década de 90, sua carreira começou a entrar em declínio e, com isso, passou a enfrentar crises de depressão. Divorciada e morando sozinha, seus filhos moravam nos Estados Unidos, onde estudavam e trabalhavam a alguns anos, e Carmen sentia-se muito sozinha, o que piorava seu estado de ansiedade e tristeza. Nesta época, viajou para os EUA, para passar uma temporada com os filhos, e passou a frequentar cultos evangélicos, que seus filhos já frequentavam, e então, se converteu à religião. Se batizou nas águas e voltou ao Brasil decidida a cantar músicas em louvor à Deus.

Em 2001 Carmen assinou com a gravadora Graça Music e lançou três discos de música gospel, fazendo muito sucesso. Seu último disco lançado foi Minhas Canções na Voz de Carmen Silva, em 2008, cujas composições são de R. R. Soares em parceria com Carlinhos GerD, vocalista da GerD.

Durante mais de vinte anos foi casada com o compositor Carlos Mendes, com quem teve os filhos Jorge e Karla. Os dois se conheceram nos palcos, e de uma parceria musical, a relação se transformou em amizade, e depois em namoro. Carlos produziu diversos discos de Carmen, tanto em português quanto em espanhol. Mesmo após o divórcio continuaram amigos, e quando havia oportunidade, trabalhavam juntos escrevendo e gravando músicas.

Carmen morreu em São Paulo em 26 de setembro de 2016, vítima de uma parada cardíaca provocada por tromboembolia.

Discografia
1969: Adeus Solidão
1971: Carmen Silva
1972: Vá, Não Importa o que Dizem
1973: A Pérola Negra
1975: Amor com Amor se Paga
1977: Poema dos Cabelos Brancos
1979: Espinhos na Cama
1982: Carmen Silva
1985: Fofurinha
1987: Ave Sem Ninho
1989: Tempero Bom
1990: Carmen Silva
1992: Se Você Quer Amor
2000: Luar do Sertão: Carmen Silva
2003: Onyx
2004: Carmen Silva
2006: Carmen Silva Volume 2
2008: Minhas Canções na Voz de Carmen Silva
Referências


Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"