CARBONO MUSICAL 2: Camarão – A bandinha do Camarão (1969)

domingo, 8 de outubro de 2017

Camarão – A bandinha do Camarão (1969)

01. Xeêm (Luiz Gonzaga – José Clementino)
02. L’amour est bleu (O amor é azul) (A. Popp – P. Cour)
03. Sá Marina (Antonio Adolfo – Tibério Gaspari)
04. Xá xá de Cachoeirinha (Camarão)
05. Camarão no Rio (Camarão)
06. Noites brasileiras (Luiz Gonzaga – Zé Dantas)
07. Quero lhe dizer cantando (Renato Corrêa – Reinaldo Rayol)
08. La la la (D. M. de La Calva – A. R. Arcusal)
09. Você passa, eu acho graça (Carlos Imperial – Ataupho Alves)
10. Os camarões (Camarão)
11. Hello, goodbye (J. Lennon – P. McCartney)
12. L’important c’est la rose (O importante é a rosa) (G. Becaud – L. Amade).

Mestre Camarão (Instrumentista. Compositor. Acordeonista).
Reginaldo Alves Ferreira
22/6/1940 Brejo da Madre de Deus, PE 

Nasceu na Fazenda Velha, no município do Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Começou a tocar aos sete anos de idade, quando costumava pegar a sanfona de oito baixos que o pai, o sanfoneiro Antonio Ferreira da Silva deixava debaixo da cama enquanto ia trabalhar na lavoura, começando a imitá-lo.

Filho de um agricultor e safoneiro, começou a tocar ainda criança. Treinando escondido, em pouco tempo conseguia tocar a toada "Maria Bonita" que era sucesso nos forrós no final da década de 1940. O pai, quando ouviu o filho tocar, pulou de alegria e o incentivou a seguir a carreira artística já na infância. Em 1960, ingressou na Rádio Difusora de Caruaru, na qual conviveu com grandes nomes da música popular brasileira como Sivuca e Hermeto Pascoal. Foi nessa época que ganhou o apelido que o consagraria. Um dia, estando atrasado para o programa, chegou correndo na Rádio e o compositor Jacinto Silva que o viu chegar como o rosto todo vermelho falou: "Pronto, chegou o Camarão". A partir daí passou a ser conhecido como Camarão. Na Rádio Difusora de Caruaru, criou o Trio Nortista, que foi seu primeiro grupo musical. Em 1962, foi contratado pela gravadora pernambucana Mocambo e lançou seu primeiro disco, um 78 rpm com o arrasta-pé "Arrasta-pé no Jucá", de sua autoria, e o xote "Choradeira", parceria com Onildo Almeida. Em 1963, gravou os forrós "Cabra da peste" e "Fungado bom", de sua autoria.
Em 1965, participou da coletânea "Forró do Zé do Gato" da gravadora Mocambo, interpretando os forrós "Seu Vargulino" e "Polquinha no Agreste", ambos de sua autoria. Dois anos depois, participou da coletânea "Viva São João - VOL. 4", também da gravadora Mocambo, interpretando o "Arrasta-pé no Jucá", de sua autoria e o xote "Choradeira", parceria com Onildo Almeida. Em 1967, fez parte da coletânea "Nordeste Cabra da peste" da Mocambo, interpretando os xotes "Cabra da peste" e "Fungado bom", de sua autoria. Em 1969 e 1970, teve dois LPs produzidos por Luiz Gonzaga na RCA Victor. Em 1976, gravou pelo selo Tropicana/CBS o LP "Forró no palhoção - Camarão e Seu Acordeom", interpretando, de forma instrumental, doze xotes de sua autoria: "Forró do Ivan"; "Não atrapalha"; "Forró no Palhoção"; "Cala boca Paulina"; "Forrozinho moderno"; "Quadrilha Bossa Nova", "Diferente", "Manhoso", "Relembrando cacho de coco"; "Briga de galo"; "Vou tomar cuidado" e "Canto da siriema". Em 1977, participou da coletânea "Sorte", um lançamento independente, contendo gravações com as versões musicais dos jingles usados pela Caixa Econômica Federal, na divulgação das extrações da Loteria Federal, com a participação de diversos artistas. Nesse disco registrou com Tavito o jingle "Extração de São João", de Mariozinho Rocha e Paulo Sergio Valle. Em 1978, participou do LP "Forró picado", do selo Itamaraty/CID, interpretando os forrós "Tex", com Solon Cabral, e "Forrozando", com Rato de Hi / Fi. Em 1998, lançou o CD "Camarão plays forró". Em 2000, em comemoração ao seus 50 anos de carreira, lançou o CD "Forrofando em Caruaru". Fundou a escola de música "Acordeom de Ouro" em Caruaru, onde passou a lecionar. Formou entre outros, os músicos, Diego Reis, da Banda Lampiões e Maria Bonita, e César do Acordeon, da banda de Maciel Melo. É considerado o criador da primeira banda de forró do Brasil. Foi também o primeiro a colocar metais em banda de forró. Regeu a primeira orquestra sanfônica de forró de Caruaru. Ao longo da carreira, gravou cerca de 27 discos , entre 78 rpm, LPs e CDs. Em 2001, fez os arranjos das sanfonas e tocou sanfona e baixo sanfonado em todas as faixas do CD "Xote pé de serra", de Santana O Cantador. Em 2010, participou do 2º Festival Internacional da Sanfona, realizado nas cidades de Juazeiro na Bahia, e em Petrolina, em Pernambuco, ministrando uma oficina de sanfona de 120 baixos. É considerado um mestre da sanfona e referência da música do Nordeste.

Discografia
(2000) Forrofando em Caruaru – independente - CD
(1998) Camarão plays forró – Nimbus/Records - CD
(1986) Camarão e o grupo mandacaru - Polygram/Memória - LP
(1984) Camarão ao molho de forró – Rozenblit/NIF - LP
(1983) Braz, pedacinho do norte – Rozenblit/NIF
(1981) A Bandinha do Camarão - Copacabana - LP
(1980) Casa de festejo - C.I.D/Itamaraty - LP
(1979) Bem ti vi atrevido – C.I.D/Itamaraty - LP
(1978) Na toca do Camarão - C.I.D/ Itamaraty - LP
(1976) Forró no palhoção - Camarão e Seu Acordeom - Tropicana/CBS - LP
(1975) Camarão ao vivo - Rozenblit/Passarela – Compacto Simples
(1974) Retrato de um forró – Rozenblit/A.M.G – LP
(1973) Camarão ao vivo – Rozenblit/passarela - LP
(1972) Com Camarão em todo canto tem forró – Rozenblit/passarela - LP
(1971) Camarão quente no São João– Rosenblit/ A.M.G – LP
(1970) Bandinha do Camarão - RCA Victor - LP
(1970) Los Marines embalo 70 – Continental/Musicolor – LP
(1969) Bandinha do Camarão - RCA Victor - LP
(1967) Nordeste "Cabra da peste" - Participação - Mocambo - LP
(1966) Viva São João - VOL. 4 - Mocambo - LP
(1965) Forró do Zé do Gato - Participação - Mocambo - LP
(1965) Trio Nortista –Rozemblit – LP
(1964) Lá vai brasa – Rozenblit/Mocambo – LP
(1963) Cabra da peste/Fungado bom - Mocambo - 78 rpm
(1962) Arrasta-pé no Jucá/Choradeira - Mocambo - 78 rpm.

2 comentários:

  1. https://mega.co.nz/#!8V8ilLgb!XvEL8GLmVYP32Mi4QJsTZ2yY5g1Y8iWf63b7TB8rOKQ

    ResponderExcluir
  2. Grande Músico, camarão foi um expoente de nossa música nordestinada, sua técnica tem inspirado muitos amantes da sanfona que embala nossos rítmos nordestinos. Parabens pela postagem!

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"