Betinho – 2000 - Série - Cd 01
01 - Rock do galinheiro
02 - Neurastênico
03 - Calipso Rock
04 - Enrolando o rock
05 - Gabriel
06 - Peanuts
07 - Baby Lover
08 - Anda
09 - Stella By Starlight
10 - Ay! Cosita Linda
11 - Cachito
12 - Minha garota (My Little Baby)
13 - A cachorrinha da madame
14 - Nel Blue Dipinto Di Blu
Betinho – 2000 - Série - Cd 02
01 - Matilda, Matilda
02 - Twist Watch
03 - Little Darling (loucamente)
04 - Paco Paco
05 - Se ela vier
06 - Buona sera
07 - Wadya
08 - Apache
09 - Petit Fleur
10 - Over The Rainbow
11 - Confessin' (That's I Love You)
12 - Ay Mulata
13 - Olhos negros
14 - Sambalanço bossa.
Alberto Borges de Barros
1918 Rio de Janeiro, RJ
Na adolescência acompanhou ao violão, junto com o pai, a cantora Carmen Miranda. Atuou durante vários anos em Buenos Aires na Argentina onde tocou em conjuntos de jazz. Atuou como guitarrista em diversas orquestras, entre as quais, a do maestro Zacarias. De 1941 até 1946, foi instrumentista da orquestra de Carlos Machado, que se apresentava nos cassinos da Urca e de Icaraí.
No início da década de 1950, fundou o grupo Betinho e seu Conjunto, que obteve vários sucessos, apresentando-se na Rádio Nacional paulista e na boate Excelsior. Faziam parte do grupo os instrumentistas Bolão, Botinai, Navajas, Hamilton, Bruno, Faisca e Luisinho. Em 1953 estreou em disco com seu conjunto gravando pela Copacabana o baião "É sobremesa", de sua autoria em parceria com Nelson Figueiredo e o choro "Betinho no choro", de sua autoria. O baião "É sobremesa", não fez muito sucesso no Brasil, mas chegou a receber sete gravações na Europa, entre as quais, uma com a orquestra do maestro Roberto Inglês com o título de "Sunrise samba". Em 1954 obteve grande sucesso com o fox "Neurastênico", parceria com Nazareno de Brito, que logo foi regravado seis vezes no Brasil e oito na Argentina, onde também fez muito sucesso, assim como também no Uruguai. Em 1956, o "Mambo do galinho", com Nazareno de Brito foi gravado por Cuby Peixoto no LP "Canção do rouxinol".
Dados Artísticos
Na adolescência acompanhou ao violão, junto com o pai, a cantora Carmen Miranda. Atuou durante vários anos em Buenos Aires na Argentina onde tocou em conjuntos de jazz. Atuou como guitarrista em diversas orquestras, entre as quais, a do maestro Zacarias. De 1941 até 1946, foi instrumentista da orquestra de Carlos Machado, que se apresentava nos cassinos da Urca e de Icaraí.
No início da década de 1950, fundou o grupo Betinho e seu Conjunto, que obteve vários sucessos, apresentando-se na Rádio Nacional paulista e na boate Excelsior. Faziam parte do grupo os instrumentistas Bolão, Botinai, Navajas, Hamilton, Bruno, Faisca e Luisinho. Em 1953 estreou em disco com seu conjunto gravando pela Copacabana o baião "É sobremesa", de sua autoria em parceria com Nelson Figueiredo e o choro "Betinho no choro", de sua autoria. O baião "É sobremesa", não fez muito sucesso no Brasil, mas chegou a receber sete gravações na Europa, entre as quais, uma com a orquestra do maestro Roberto Inglês com o título de "Sunrise samba". Em 1954 obteve grande sucesso com o fox "Neurastênico", parceria com Nazareno de Brito, que logo foi regravado seis vezes no Brasil e oito na Argentina, onde também fez muito sucesso, assim como também no Uruguai. Em 1956, o "Mambo do galinho", com Nazareno de Brito foi gravado por Cuby Peixoto no LP "Canção do rouxinol".
Em 1957 tornou-se um dos pioneiros do rock no Brasil ao gravar de sua autoria e Heitor Carrilho o rock "Enrolando o rock". No ano seguinte gravou "Little darlin'", de William, com versão de Heitor Carrilho, o calipso "Baby lover", de Wandra Herrel e o rock "Peanuts" de J. Cock. Na mesma época, o cantor Valdemar Roberto gravou na Polydor a toada "Vou falar de você", de sua parceria com Nazareno de Brito. Em 1959 gravou com sucesso a guarânia "Quero beijar-te as mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Foi um dos primeiros instrumentistas brasileiros a utilizar uma Fender, guitarra elétrica de fabricação norte-americana. Acompanhou com seu conjunto as gravações de diversos artitas, entre os quais, Ronnie Cord, Moacyr Franco em "O rock do mendigo", Gessy Soares de Lima, Rossini Pinto e Cleide Alves. Em meados da década de 1960, transferiu-se para uma gravadora independente, pela qual lançou vários discos de músicas com temática religiosa no estilo rock balada.
Discografia
(1963) O rei da noite • Copacabana • LP
(1962) Betinho, rock e calypso • Copacabana • LP
(1961) Betinho e seu conjunto dançante • Copacabana • LP
(1960) Limelight/Aquarela do Brasil • Copacabana • 78
(1960) Theme from a summer place/Love is a many splendored thing • Copacabana • 78
(1959) Quero beijar-te as mãos/A lágrima rolou • Copacabana • 78
(1958) Little darlin'(Loucamente)/Se ela vier • Copacabana • 78
(1958) Baby lover/Peanuts • Copacabana • 78
(1957) Enrolando o rock/Cha-cha-cura • Copacabana • 78
(1955) Johnny apaixonado/O califa no mambo • Copacabana • 78
(1955) Violão borocochô/A polca do véio • Copacabana • 78
(1955) Casa da vizinha/Não caio noutra • Copacabana • 78
(1954) Corridinho 1951/Burrinho garboso • Copacabana • 78
(1954) Burrinho leiteiro/Neurastênico • Copacabana • 78
(1953) Baião é sobremesa/Betinho no choro • Copacabana • 78
(1953) Batuca Jojô/Baianinho • Copacabana • 78
(1953) Lig Lé no baião/Ralando coco • Copacabana • 78
FONTE DA PESQUISA: http://dicionariompb.com.br/betinho/biografia
http://www.mediafire.com/file/joct3o1vdcqia4v/Betinho_-_S%C3%A9rie_Bis.rar
ResponderExcluirBela coletânea que reúne sucessos de um importante conjunto de Rock que atuava nas noites paulistana nos anos 50
ResponderExcluirObrigado pela postagem!