CARBONO MUSICAL 2: Leno - A Festa dos Seus 15 Anos (1969)

sábado, 29 de julho de 2017

Leno - A Festa dos Seus 15 Anos (1969)

01 A Festa Dos Seus 15 Anos
02 Quando Você Me Deixou
03 Meu Sentimental Amigo (My Sentimental Friend)
04 Na Saída Da Escola
05 Eu Te Amo Ainda
06 Não Sei Mentir Pra Você (I Could Never Lie To You)
07 Chorando No Parque
08 Não Precisa Devolver (Meu Retrato)
09 Não Se Esqueça Desse Bobo
10 Perdão
11 Você (My Girl)
12 Hoje Tudo Se Acabou
13 Johnny McCartney
14 Peguei Uma Apollo

Leno (Cantor. Compositor)
Gileno Osório Wanderley de Azevedo
25/4/1949 Natal, RN 

BIOGRAFIA
Nascido em Natal, RN, morou parte da infância, até a adolescência em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, quando conheceu Lílian Knapp, que era sua vizinha. Com Lílian, apresentava em programas de TV, fazendo mímicas de sucessos do rock. Por volta de 1960, retornou com a família para Natal, voltando para o Rio de Janeiro em 1965.

Começou a cantar profissionalmente em 1965, quando, ao retornar de Natal, onde esteve morando por quatro anos, formou, com Lílian Knapp, a dupla Leno e Lílian. No mesmo ano, apresentou-se com Lílian nos programas de TV "Os brotos comandam", de Carlos Imperial, e "Hoje é dia de rock", em companhia de Renato e Seus Blue Caps. A dupla se apresentou diversas vezes no programa Jovem Guarda, na TV Record. Naquele período, além da atuação com Lílian, produziu diversas versões de músicas estrangeiras de sucesso. O conjunto The Youngsters gravou "Vem", versão de Leno, sob o nome Gileno, para "Help", de Lennon e MacCartney e Ed Wilson gravou "Sandra", versão de "Sorrow", de Feldman, Goldstein e Gothehrer. Entre outras versões de sucesso compostas por Gileno estão, "Quero saber", gravada por Jerry Adriani, "O disco voador", gravada por Erasmo Carlos em 1966, e "A irmã do meu melhor amigo", gravada por Renato e seus Blue Caps em 1967.
Em 1971, compôs, em parceria com Raul Seixas, "O mundo dá muitas voltas", gravada por Wanderley Cardoso na Copacabana. Entre seus parceiros estão também os irmãos Paulo César e Renato Barros. Seu maior sucesso foi "Pobre menina", versão de "Hang on sloopy", de Bert Russel e Wes Farrel, gravada pela dupla Leno e Lilian, que, após temporada de grande repercussão, durante a Jovem Guarda, separou-se em 1968. Com o fim da dupla, Leno iniciou carreira solo, continuando a compor. Em 1972, gravou seu primeiro LP solo, pela CBS. Por essa época, teve um disco produzido por Raul Seixas, em que se destacavam músicas que questionavam a reforma agrária e a igualdade social no país. Voltou a se reunir com Lílian no mesmo ano, lançando um LP novamente em dupla com ela. A dupla Leno e Lílian permaneceu por mais dois anos, lançando outro disco em 1973, pela CBS. Após a separação da dupla, Leno formou a banda Gileno & Banda, com Joca Costa, na guitarra, Herman Torres, no baixo e Gustavo (ex - A Bolha), na bateria. A banda atuou, entre outros, em shows como o de Zé Ramalho, em 1978, e o dos potiguares Mirabô e Terezinha de Jesus.

Como compositor, tem vários parceiros, como Raul Seixas, ("Convite para Ângela"), gravada em seu CD Vida e obra de Johnny McCartiney, de 1995; Ed Wilson ("Flores mortais" e "Mudanças"), gravadas no CD "O melhor de Leno", de 1998; além de Getúlio Côrtes, Poti Lucena e Renato Barros. Em 1995, voltou a se reunir com Lílian para participar das gravações e shows em homenagem aos 30 anos da Jovem Guarda. No ano seguinte, fez com Lílian, uma grande excursão que percorreu todo o país. Em junho de 2008, sua versão para "Mr. Tambourine", de Bob Dylan foi gravada no CD "Catadô de bromélias", lançado por Zé Geraldo, pelo selo Sol do Meio Dia.

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"