CARBONO MUSICAL 2: Nilton César - Que Bom Seria (1963)

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Nilton César - Que Bom Seria (1963)

01. Que Bom Seria
02. Sem Carinho
03. O Direito De Amar
04. Sem Importância
05. Cruz Do Sofrimento
06. Pensei
07. Triste Saber
08. Perdão Senhor
09. Tudo Se Acaba
10. Amor Antigo
11. Seguirei Teus Passos
12. Choro Por Gostar De Alguém.

Nilton César (Cantor da Pré-Jovem Guarda / Jovem Guarda).
Galã nos anos 60, ele iniciou sua carreira imitando Orlando Dias e passou pelos anos 70 emplacando vários sucessos. Mineiro de Ituiutaba, nascido em 1940, o cantor é filho de fazendeiros e como tal, se empenhou nos estudos para ser contador e assim administrar os negócios da família, mas ao fixar residência para estudar no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, mudou de ideia.

Corria o ano de 1960, quando estava dando seus primeiros passos como calouro, apresentando-se em programas da TV-Rio, imitando o astro Orlando Dias. O desempenho do calouro despertou interesse dos telespectadores e dos produtores da tevê, que lhe premiavam constantemente com abajur, canetas, ferro elétrico, torradeira etc. foram tantos que Nilton precisou alugar carros por diversas vezes para transportá-los até sua casa (no Rio).
Em São Paulo, o futuro do cantor estava atrelado ao de outro grande ídolo na época, Moacir Franco. Moacir tinha uma tia que era casada com um tio de Nilton e uma carta que o rapaz trazia com recomendações do tio dirigidas a Moacir Franco, serviu-lhe como chave para entrar no mundo artístico. Por intermédio de Moacir conheceu o acordeonista Carlinhos Maffazzoli, que gostou do estilo de Nilton e o apresentou ao diretor artístico da gravadora RGE.

Contratado pelo maestro Pocho (Ruben Perez), gravou dois discos de 78 rotações, não foi um estouro fenomenal, mas repercutiu o bastante, despertando o interesse de Palmeira, diretor artístico da Continental Discos, para convidar o cantor a ingressar na gravadora, gravando a guarânia ?Choro Por Gostar de Alguém?, com esta música conquistou o sucesso, partindo para o primeiro LP, que levava o nome do artista. O disco agradou ao público e principalmente a gravadora, que levou Nilton aos estúdios para gravar mais um LP, intitulado de ?Música e Amor?. O êxito foi total, a música ?Casa Vazia? caiu no gosto popular, fazendo o nome do cantor ser conhecido no Brasil.

O cantor estava por cima, alcançara a fama e seu objetivo. As oportunidades decorrentes do sucesso não paravam, Palmeira o convidou para gravar mais um LP (Nilton César Com Alma e Coração), disco decisivo na carreira do cantor. Do disco faz parte a antológica ?Professor Apaixonado?, música que levou o artista a se apresentar em todo o território nacional. Professor Apaixonado consta dentre as músicas mais tocadas do ano de 65 e durante um bom tempo (talvez até hoje), o cantor ficou conhecido como o professor apaixonado.

Em 1969, uma nova etapa na carreira do cantor, as rádios tocavam incessantemente a canção ?Férias na Índia?, a música foi sucesso total, vendeu mais de 500 mil cópias, lhe dando discos de ouro e outros prêmios, projetando Nilton César de vez como intérprete romântico. Era comum para Nilton, fazer aparições semanais na tevê, cantando suas músicas ou participando como celebridade. A boa imagem de galã, arrebatava os corações das fãs que cresciam em quantidade cada vez mais. Portanto, para o cantor, entrar na década de 70 com uma música estourada nas rádios e grudada no coração do povo, era sinal de boa trajetória. E foi. O cantor consagrado pelo sucesso da música Férias na Índia, passou pela década de 70 desfilando com músicas que o Brasil cantava junto.

Em 1973, a música ?Amor... Amor... Amor...? do LP (RCA) com o mesmo nome, fez muitos casais de namorados se casarem, para juntinhos ouvirem o LP do cantor com as músicas Felicidade, Topo Tudo, Te Quero Neste Entardecer, Esta É Primeira Vez, Quem Ama Sabe, Hoje Mais Que Ontem, Muito Eu Chorei e outras músicas.
Apesar de ainda não ter conhecido a Índia, o cantor é grato ao país pelo muito que conquistou decorrente do estrondoso sucesso.

Atualmente Nilton faz muitos shows no exterior, se apresentando para brasileiros que moram em outros países. Quando a poeira da fama abaixou, Nilton construiu sua família e montou um negócio, é bem sucedido como empresário e mesmo viajando muito, divide com os dois filhos, a administração dos negócios.
Nilton César quando jovem dedicou-se ao esporte, em especial ao basquete (ele tem 1m70 de altura) e o voleibol, modalidade pela qual defendeu o colégio Marechal Deodoro.


Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"