CARBONO MUSICAL 2: Elino Julião - Aquilo (1971)

domingo, 29 de abril de 2018

Elino Julião - Aquilo (1971)

Elino Julião – Aquilo
1971 – CBS

01. Aquilo (Severino Ramos / Assis Barros)
02. Amor Enchucalhado (José Cândido)
03. O Terceiro Homem (Antônio Barros)
04. Rio Grande Meu Xodó (Elino Julião)
05. Eternos Namorados (Elino Julião / João Machado)
06. Adeus a Borborema (Elino Julião)
07. Canta Cigarrinha (Abílio de Oliveira)
08. O Galo Vai Cantar (Alberto Paz / Édson Menezes)
09. O Homem Tem Que Trabalhar (Antônio Barros)
10. Namoro Proibido (Brito Lucena)
11. Era Tudo Mentira (Antônio Barros).
12. Zé Povinho (Anatalicio / Otto de Gang).


Biografia & Dados Artísticos

Elino Julião (Elino Julião da Silva)
13/11/1936 Timbaúba dos Batistas, RN
20/05/2006 RN


Cantor. Compositor. Nasceu no sertão do Seridó. Seu pai era tocador de cavaquinho e concertina. Em criança trabalhou como carregador de água e alegrava os moradores da fazenda onde morava cantando e batendo em latas as músicas que aprendia nas festas de Sant'Ana em Caicó. Aos 14 anos foi para Natal. Em 2006, faleceu vítima de um aneurisma cerebral. Tido como um ícone da música potiguar, recebeu inúmeras homenagens póstumas, como na missa de 7º dia de seu falecimento, realizada no Palácio da Cultura de Natal, com presença de artistas e autoridades locais. Nas palavras do cantor e compositor paraibano Tom Oliveira, Elino representa “uma peça fundamental da história nordestina”.

Iniciou a carreira nos anos 1950 apresentando-se no programa Domingo Alegre na Rádio Poti, apresentado por Genar Wanderley. No mesmo período apresentou-se no Forró da Coréia. Gravou o primeiro disco em 1961 pela Sertanejo interpretando o baião "Criança não mente" de Ataíde Pereira e Severino Ramos e o rojão "Guanabara" de J. Cavalcanti e Cláudio Paraíba.
Em mais de 30 anos de carreira, gravou mais de 30 discos, entre os quais o LP "Enganador". Teve composições gravadas por importantes nomes da música brasileira. Jackson do Pandeiro gravou o forró "Xodó do motorista", o arrasta-pé "Puxando fogo", pelo Trio Elétrico de Dodô e Osmar e "Meu saudoso Ceará", por Luiz Gonzaga. Foi gravado também por Dominguinhos e por Jorge de Altinho. Teve composições gravadas na Bélgica, Portugal e Zâmbia. É considerado a mais forte referência da música regional do Rio Grande do Norte. Em 1999, por ocasião das comemorações dos 400 anos da cidade de Natal, teve as composições "Xodó do motorista", feita em parceria com Dilson Dória, "Puxando fogo", com J. Machado, e "Rabo do jumento", com Dilson Dória, gravadas no CD "Nação Potiguar". Entre seus grandes sucessos estão "O relabucho", "A festa do Senhor São João", "Puxando fogo", "Na sombra de Juazeiro", "Filho de gaiamum", "Cajueiro de Pirangi", "Maria home", "O rabo do jumento" e "Forró da Coréia".


FONTE DA PESQUISA:

Um comentário:

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"