CARBONO MUSICAL 2: Superbacana - Os Novos Reis do Baile (1977)

domingo, 15 de outubro de 2017

Superbacana - Os Novos Reis do Baile (1977)

01 - Me contou uma cigana (Melo dijo una gitana)
(Palito Ortega - Lalo Fransen - vs: Serafim Costa Almeida)
02 - Não pude contar pra ninguém
(Cury)
03 - Pobre de mim
(L. Ribeiro)
04 - Canta Baby
(Amado Jaén - Casimiro Ortega - vs: Livi)
05 - Com muito amor e carinho
(Eduardo Araújo - Chil Deberto)
06 - Os anos 60
(Luiz Carlos Sá - Zé Rodrix - G. Guarabyra)
07 - Eu sei que sou culpado (Echame a mi la culpa)
(José A. Espinosa - vs: Serafim Costa Almeida)
08 - Olhos que não vêem... (Dice la gente, ojos que no ven)
(Palito Ortega - Lalo Fransen - vs: Serafim Costa Almeida)
09 - Tanto faz (Que mas da)
(Ricardo Ceratto - vs: Paulo Coelho)
10 - Fim de férias
(Paulo Debétio - Livi)
11 - No meu ninho de amor(En mi nido de amor)
(Palito Ortega - Lalo Fransen - vs: Serafim Costa Almeida)
12 - Eu digo não
(Pedrinho - Augusto Cesar)

OBS: Agradeço imensamente ao Chico, meu parceiro de longas datas e autor do blog http://sintoniamusikal.blogspot.com.br/, por ter nos atendido na postagem deste raríssimo LP, o primeiro álbum da banda Superbacana, que foi lançado em 1977 pela Polydor.

SUPERBACANA (Componentes: Dirceu Seabra (baixista), Ronaldo Bakker (guitarras e vocais), Guto Angelicci (bateria e vocais), Tianes Carvalho (teclados e guitarras).

A banda SuperBacana foi fundada no Rio de Janeiro no inicio dos anos 70 por uma turma de músicos que tinha por finalidade animar os bailes nos clubes da cidade, diga-se de passagem, nesta época os “bailes de clube” eram o que havia de mais animado em termos de entretenimento, tendo bandas como The Fevers, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e Seu Conjunto, Painel de Controle, etc... como as primeiras no ranking das que mais lotavam os ginásios e clubes do Rio e arredores. 

Já em 1973, e sem ainda ter gravado nenhum disco, o SuperBacana disputava de igual para igual com as bandas com maiores bilheterias dos bailes de sábado à noite: em média de 4 a 6 mil pessoas cantando e dançando os maiores sucessos nacionais e internacionais que as rádios de maior audiência tocavam nas suas “Hit-Parade” . 

Um detalhe importante e impressionante que vale destacar é que, como a tecnologia para equipamentos de som usado nos shows ainda era “o som que eu produzo aqui no palco é o mesmo que a última pessoa lá do fundo vai ter que ouvir”, o SuperBacana se apresentava com uma verdadeira “parede” de amplificadores super-potentes para seus instrumentos, o que foi motivo inclusive de reportagem em algumas revistas e jornais especializados da época, destaque para uma foto na folha central da revista AMIGA que fazia a cobertura de um show do Ginásio Caio Martins em Niterói, mostrando o equipamento do SuperBacana ocupando a quadra quase que completamente.
Enfim, em 1977, veio o 1º disco gravado pela extinta Polydor e onde hoje funciona a Universal Music, que deu início às turnês pelo Brasil e à parte mais intensa da vida do SuperBacana, pois a partir daí, a banda além de gravar seus próprios discos, fez também participações em discos de outros artistas, como Zizi Possi, Vital Farias, Peninha, Gérson “King” Combo, e vários outros. 

Além das infindáveis aparições nos programas de TV para apresentar seus discos (Chacrinha, Bolinha, Silvio Santos,...), o SuperBacana foi muitas vezes convidado pela Rede Globo para participar do programa GLOBO DE OURO para defender os sucessos internacionais da época, gravando ao vivo músicas como: If You Leave Me Now (do Chicago), Isn’t She Lovely (do Steve Wonder), California (do Pilot), etc... ...e muita história pra contar... 

Ao longo de todos esses anos até 1988, quando o SuperBacana deu uma parada, a banda teve entre seus integrantes vários músicos que posteriormente fundaram suas próprias bandas, ou passaram a acompanhar artistas famosos, como por exemplo: O guitarrista Toninho da Cruz, que além de ter seu próprio estúdio faz várias participações importantes em shows de outros artistas, o tecladista Marcos Augusto, que participou da banda do Tim Maia, Joana e hoje tem sua própria banda, Serginho Herval, que gravou discos solo e hoje é o baterista do premiadíssimo Roupa Nova, o tecladista Tutuca Borba, que além de maestro e arranjador é um dos músicos da orquestra de Roberto Carlos, e outros tantos que seguiram suas vidas procurando seus caminhos. 

De toda essa história sobraram o Tianes (tecladista e guitarrista) e o Guto (baterista) que, desde a formação inicial continuaram trabalhando juntos em vários outros projetos e outras bandas, quase nunca com trabalhos separados, pois além de uma grande afinidade musical, são amigos de infância, tendo o Tianes aprendido os primeiros acordes de violão com o Guto e a partir daí nunca mais se separaram. 

Em 2005, os dois amigos se juntaram aos excelentes músicos Ronaldo Bakker (guitarrista) e Dirceu Seabra (baixista) e dessa reunião resultou a volta do SuperBacana à estrada, com a proposta de resgatar para o público daquela época e para os novos amigos que os acompanham a alegria de ouvir novamente todos aqueles sucessos que tanto embalaram a nossa juventude. 

É com esta formação onde todos são instrumentistas e cantores, e com o apoio competente de algumas das cantoras mais requisitadas para shows e gravações do Rio de Janeiro que o SuperBacana convida toda a turma para deixar rolar o som e alegrar suas festas numa verdadeira volta ao melhor dos anos 70, 80 e 90. 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A TRAJETÓRIA DOS COMPONENTES DO GRUPO MUSICAL, VOCÊ VAI LER EM <<<... 

6 comentários:

  1. https://www.4shared.com/rar/XAcX_PIfca/Superbacana_-_Os_Novos_Reis_do.html

    ResponderExcluir
  2. Grande conjunto de guadalupe na época

    ResponderExcluir
  3. A Banda Super Bacana encantou a juventude dos anos 70. Fui à muitos bailes dessa banda maravilhosa. Tenho certeza que marcou a nossa geração. Saudades, saudades, saudades.

    ResponderExcluir
  4. Uma Banda de altíssimo nivel , pripalmente nas músicas internacionais de época.

    ResponderExcluir
  5. POR FAVOR, poste um novo link para download deste disco. O link está inválido, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. NOVO LINK para download deste álbum:

    https://www.mediafire.com/download/z61shh13sbkdsjz/SUPER.rar

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
"http://player.transmissaodigital.com/player-barra/7096/000000"